A humanização dos animais de estimação, é tratar o seu amigão como se ele fosse "GENTE"!!
Durante as muitas visitas que minhas Pets fizeram ao veterinário observei esse fenômeno pessoalmente, algumas pessoas tratando os seus pimpolhos de uma maneira excessivamente humana. Tais atitudes eram tão fora da realidade que passei semanas pensando sobre elas. Comecei a pesquisar sobre o assunto e achei interessantíssimo compartilhar com vocês sobre este tema!
Esse fenômeno é bastante comum nos dias atuais.Tratar animais de estimação como se fossem pessoas, não é nada bom e esse cuidado excessivo pode deixar o dono extremamente dependente, e o seu Pet mimado como uma criança. O importante nesta relação é ter equilíbrio e tratar o seu cachorro(a) com respeito, dar a ele o básico necessário, como banho, tosa, visitas periódicas ao veterinário, alimentação saudável e muito amor.
Adotar a idéia de humanizar os animais de estimação, como fazem muitas pessoas, pode trazer problemas que podem prejudicar até mesmo as relações familiares. O importante é saber que essas atitudes trazem consequências.
Hoje em dia é muito comum Pets apresentarem os mesmos problemas que seus donos como depressão,ansiedade, neuroses e por aí vai.. as clínicas veterinárias a cada dia possuem mais especialidades, principalmente psicólogos caninos.
Os animais precisam ter como referência não o ser humano mas outro de sua espécie, e de acordo ao ambientalista Marco Campi, presidente da Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar animal (Arca Brasil), muitos sofrem crise de personalidade e não sabem se comportar ou se aproximar de outro animal.
Algumas pessoas passam esmaltes, perfumes e outros produtos químicos em seus pets, esses exageros devem ser evitados pois como possuem um olfato muito apurado, sofrem!!
A "humanização dos animais é o fator responsável pelo crescimento do mercado de acessórios para Pets, afirma o comunicado da Global Industry Analysts" os donos vêem seus animais como seus mais fies companheiros, e demonstram a intenção de lhes dar tanto afeto como a seus cônjuges ou filhos".
Margaret Somerville, diretora do
Center for Medicine, Ethics and LawMcGill University, no Canadá, abordou a questão da humanização dos animais domésticos em um artigo publicado na internet em 27 de janeiro de 2010.
ela observa que alguns
especialistas em ética defendem conferir aos animais o status de pessoa.
Isto, entretanto, não seria desejável, uma vez que significaria abolir a
ideia de que os seres humanos teriam algum valor especial,
representando uma ameaça a seus direitos fundamentais.“Em outras palavra, se os animais se
tornassem pessoas, as pessoas se tornariam animais”, observou devemos, ao contrário, sustentar que a condição de pessoa é exclusiva
dos seres humanos.
Fotos: Andréa C. Monteiro
Texto: Andréa C. Monteiro
Fonte:
"Cresce a tendencia à humanização dos animais". 25/02/2010.Disponível em :<www. http://<Blog.com.shalom.org>. Acesso em: 29 de ago.2013.Acesso em: 10 de set. 2013