sexta-feira, 12 de julho de 2013

LAIKA A 1° CACHORRINHA A VIAJAR PARA O ESPAÇO!!!


EM 1957 ESSA LINDA CACHORRINHA DA RAÇA LAIKA SIBERIANO, EMBARCAVA EM UMA VIAGEM SEM VOLTA.

                                                       
Laika era uma cachorrinha de três anos que perambulava pelas ruas Moscou. Pesava menos de 6 kilos e tinha 35 cm de altura, preenchia todos os requisitos para estar à bordo da nave soviética SPUTNIK 2 em 3 de novembro de 1957.
Como se sabia muito pouco sobre os efeitos que os vôos espaciais poderiam  produzir em humanos, Laika essa cachorrinha originalmente vira lata  Kudryavka( em russo), foi eleita a tripulante da nave espacial
A  cabine da Sputinik 2 era provida do necessário para um cachorro; como água, ar e alimentos.
Vários instrumentos monitoravam sua frequência cardíaca, respiração e pressão arterial. Uma câmera monitorava Laika bem como seu comportamento. Laika usava um traje espacial equipado com uma bolsa para o xixi e cocô. A pobrezinha mal podia ficar em pé ou dar voltas, pois não havia espaço para tais movimentos.

Após a nave alcançar sua máxima  aceleração depois de decolar, a respiração de Laika aumentou consideravelmente, e sua frequência cardíaca passou de 103 a 240 batimentos por minuto.Ao alcançar a órbita, a ponta cônica do Sputnik II desprendeu-se com sucesso, a outra seção da nave que deveria se desprender não o fez, impedindo que o sistema do controle térmico funcionasse corretamente. Parte do isolamento térmico desprendeu-se, permitindo que a cápsula alcançasse uma temperatura interior de 40 °C. Após três horas de micro-gravidade, o pulso de Laika havia descido a 102 batimentos por minuto; essa descida na freqüência cardíaca havia tomado três vezes mais tempo que o experimentado durante o treinamento, o que indicava o alto estresse da cadela. A recepção de dados vitais parou entre cinco e sete horas depois da decolagem.
A deliberada morte de Laika desencadeou um debate mundial sobre o maltrato aos animais e os avanços científicos à custa de testes com animais. Embora vários animais já houvessem morrido em missões dos Estados Unidos nos nove anos anteriores ao Sputnik II, Laika foi o primeiro animal enviado ao espaço sem esperanças de ser recuperado. No Reino Unido, a Liga Nacional de Defesa Canina (NCDL, atualmente Fundação para os Cães) pediu para os donos de cães guardarem um minuto de silêncio em honra a Laika. Vários grupos protetores dos direitos animais protestaram em frente das embaixadas soviéticas.
Laika ainda sobreviveu por 5 e 7 horas. Hoje se sabe que Laika morreu por um super aquecimento da cabine .

Laika foi o centro da atenção de toda a comunidade científica.



Existem muitas versões sobre o final de Laika, algumas dizem que deram comida envenenada para que Laika dormisse eternamente, outra que soltaram gazes intencionalmente dentro da cabine para que sua morte fosse sem dor!!!





Laika vítima da guerra pela corrida espacial entre Rúsia e Estados Unidos se converteu em uma heroína e seu nome foi e é utilizado em inúmeras campanhas publicitárias.
Laika não foi a única cachorrinha a ser lançada ao espaço.Em 1960 a bordo da Sputnik 5, Belka e Strelka estiveram no espaço, a diferença é que retornaram com vida. Laika não teve a mesma sorte, coitadinha!!!

RÉPLICA DA CÁPSULA SPUTNIK 2.
                                                                  
                                   
  Espero que tenham gostado dessa história, eu particularmente AMEI, e sofri com tanta crueldade!!!                                                                                                                                   















Nenhum comentário:

Postar um comentário